BOMBA DE CALOR DAIKIN ALTHERMA
APLICAÇÕES AR-ÁGUA

Aquecimento, água quente sanitária e arrefecimento.

O Daikin Altherma oferece dois sistemas de baixa temperatura para aquecimento e arrefecimento, incluindo um sistema de água quente sanitária que se ligam à mesma gama de acessórios.

As melhores eficiências sazonais, oferecendo poupanças superiores em termos de custos de funcionamento

• excelentes classificações COP para esquemas de incentivo e certificação.
• sem necessidade de utilização de apoio elétrico (ou necessidade bastante limitada).
• as melhores eficiências no intervalo de temperaturas mais relevante.

Perfeito para novos edifícios e para casas com baixo consumo de energia

• produto feito à medida para cargas térmicas reduzidas.
• concebido para suportar as condições mais rigorosas no Inverno.
• aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária num único sistema.


Disponível em 2 soluções

Unidade vertical integrada, parapoupar espaço e tempo na instalação

• todos os componentes e ligações são produzidos em fábrica.
• área de instalação bastante reduzida.
• consumo de eletricidade mínimo com disponibilidade constante de água quente sanitária.

Unidade mural, que oferece flexibilidade, na climatização e na produção de água quente sanitária

• Unidade compacta com área de instalação reduzida, praticamente não sendo necessários atravancamentos laterais.
• Combinável com um depósito de água quente sanitária em separado com capacidade para até 500 litros, com ou sem apoio solar.

Funcionamento garantido

A Daikin é reconhecida pelos conhecimentos de que dispõe relativamente à proteção contra a formação de gelo nas unidades exteriores.
As unidades exteriores foram especificamente concebidas para evitar problemas de acumulação de gelo, mesmo nas condições mais rigorosas no Inverno.
O sistema Daikin Altherma de baixa temperatura apresenta um funcionamento garantido até com temperatura exterior de -25 °C.
Isto garante o funcionamento da bomba de calor nos climas mais frios.

1. A gama de 4 a 8 kW Daikin Altherma tem uma estrutura especificamente concebida para evitar o risco de formação de gelo no permutador da unidade exterior.

• A unidade exterior possui um permutador de suspensão livre, que assegura que não ocorre a acumulação de gelo na parte inferior da unidade exterior. Este aspecto é essencial para oferecer uma proteção adequada contra a formação de gelo e tem a vantagem adicional de não ser necessária resistência elétrica no tabuleiro de condensados.
A grelha de descarga também foi especificamente concebida para evitar a acumulação de gelo.

2. A gama de 11 a 16 kW Daikin Altherma (ERLQ-C) tem uma proteção específica contra a congelação para evitar o risco de formação de gelo no permutador da unidade exterior

• Passagem de gás quente: o fluido frigorigéneo quente, proveniente do compressor passa pelo tabuleiro de condensados para manter a base livre de gelo e todos os orifícios de drenagem abertos.
• Passagem sub-refrigerada: antes de o tubo de fluido frigorigéneo passar pelo permutador da unidade exterior, passa pela parte inferior deste para manter esta peça inferior livre de gelo.


1. UNIDADE VERTICAL INTEGRADA, PARA POUPAR ESPAÇO E TEMPO NA INSTALAÇÃO

• O depósito de água quente sanitária em aço inoxidável está incorporado na unidade interior, com todas as ligações entre o módulo da bomba de calor e o depósito realizadas na fábrica. Isto permite uma instalação mais rápida em comparação com uma configuração tradicional (montagem da unidade mural, com depósito de água quente sanitária em separado), sendo apenas necessário ligar os tubos de água e fluido frigorigéneo. • São incluídos todos os componentes hidráulicos (bomba de circulação, vaso de expansão, resistência de apoio, etc.)
• A placa PCB eletrónica e os componentes hidráulicos são acessíveis a partir da parte da frente. Isto assegura uma manutenção fácil e evita o risco de danos aos componentes elétricos devido a fugas de água.
• Todas as ligações hidráulicas e de fluido frigorigéneo encontram-se na parte superior da unidade, assegurando a facilidade de ligação e acessibilidade. Isto significa que não é necessário realizar ligações na parte de trás da unidade, resultando numa área de instalação inferior.


Graças ao design tudo-em-um, o espaço de instalação é minimizado em termos de área e altura

Em comparação com a tradicional versão split mural com depósito de água quente sanitária em separado, a unidade interior de chão reduz substancialmente o espaço de instalação necessário.
Área útil de instalação reduzida: com uma largura de apenas 600 mm e uma profundidade de 728 mm, a unidade interior integrada de chão tem uma área útil semelhante à dos eletrodomésticos comuns presentes nas habitações.
Área de instalação reduzida: praticamente não é necessário deixar atravancamentos laterais nem espaço atrás da unidade para as tubagens, uma vez que as ligações das tubagens se encontram na parte superior.
Isto resulta numa área de instalação de apenas 0,45 m².

2. UNIDADE MURAL, FLEXIBILIDADE NO SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO E NA PRODUÇÃO DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA

1. Para instalações sem produção de água quente sanitária
• Todos os componentes hidráulicos estão incluídos na unidade interior da bomba de calor (bomba de circulação, vaso de expansão, resistência de apoio, etc.).
• Todos os componentes hidráulicos e elétricos, estão acessíveis pelo painel frontal, para uma manutenção fácil.
• Unidade compacta: 890 mm (altura) x 480 mm (largura) x 344 mm (profundidade).
• Espaço de instalação reduzido, praticamente não sendo necessários atravancamentos laterais.
• Aspecto moderno que combina facilmente com outros eletrodomésticos modernos.

2. A unidade interior de instalação mural pode ser combinada com um depósito de água quente sanitária
• Depósitos em aço inoxidável EKHWS: 150 l, 200 l ou 300 l
• Depósitos vitrificados EKHWE: 150 l, 200 l ou 300 l
• Depósito em polipropileno EKHWP-B: 300 l e 500 l


Sistema monobloco / Tudo combinado numa unidade exterior

Além dos sistemas split Daikin Altherma, a Daikin introduziu uma versão monobloco de baixa temperatura em que todos os componentes hidráulicos se encontram na unidade exterior.

Neste sistema, os tubos de água, e não tubos de fluido frigorigéneo, chegam ao interior da habitação a partir da unidade exterior, tornando a instalação muito mais rápida e fácil para o instalador.

Capacidades disponíveis para o monobloco: 6, 8 kW e 11, 14, 16 kW

1 • APENAS UNIDADE EXTERIOR

Proteção contra congelamento dos componentes hidráulicos

Para evitar o congelamento dos tubos de água durante o Inverno são isolados todos os componentes hidráulicos, e foi aplicado software especial para ativar a bomba circuladora e resistência elétrica de apoio, se necessário. Tal evita que a temperatura da água desça abaixo do ponto de congelação e evita a necessidade de adicionar glicol ao circuito hidráulico.

O monobloco Daikin Altherma está disponível nas seguintes versões:
• só aquecimento ou reversível • com ou sem tabuleiro de condensados aquecido • monofásico ou trifásico, de 11 kW, 14 kW ou 16 kW • monofásico de 6 kW ou 8 kW

Resistência elétrica de apoio integrada como suporte ao aquecimento durante temperaturas exteriores extremamente baixas. O sistema monobloco Daikin Altherma pode estar equipado com uma resistência de apoio de 6 kW, que pode ser regulada para 3 kW (unidades monofásicas) ou para 2 kW (unidades trifásicas) alterando a cablagem.

Se necessário, no interior da habitação pode instalar-se uma resistência elétrica de apoio com 6 kW (também regulável para 2 kW ou 3 kW).


2 • DEPÓSITO DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA E SUPORTE SOLAR

Para quem pretenda somente a produção de água quente sanitária ou para quem, além disso, queira tirar partido da energia solar, a Daikin dispõe do depósito de água quente sanitária que satisfaz os seus requisitos.

EKHWS / EKHWE

Depósito de água quente sanitária
• Disponível com capacidades de 150, 200 e 300 l
• Aço inoxidável (EKHWS) ou vitrificado (EKHWE)

Sistema solar pressurizado
Em média, durante um ano, o sol proporciona mais de metade da energia necessária para aquecer a água quente sanitária consumida anualmente. Coletores de alta eficiência com revestimento altamente seletivo transformam radiação solar em calor.

Caso não seja possível respeitar as restrições técnicas à instalação de um sistema despressurizado, dispomos de uma solução solar térmica pressurizada. É feito o enchimento do sistema com uma mistura de água tratada e anticongelante, de forma a evitar o congelamento do circuito no Inverno. Todo o sistema é pressurizado. Vão ser necessários um kit solar e um grupo hidráulico solar para ligar o depósito de água quente sanitária (EKHWS ou EKHWE) aos coletores solares térmicos.

EKHWP

Depósito de água quente sanitária com suporte solar térmico despressurizado
• Disponível em 2 capacidades: 300 e 500 litros
› Pode ser combinado com sistema solar despressurizado
› Permutadores otimizados
• Instalação mais fácil e simplificada
› Design melhorado: cor atractiva e novo formato
› Otimizado para um fácil transporte e instalação
› O melhor isolamento traduz-se em custos de energia reduzidos
› Fluxo mais elevado graças a tecnologia de ligação otimizada
› As melhores ligações traduzem-se numa instalação mais simples

Sistema solar Drain-Back ou despressurizado
Apenas quando existe necessidade de aquecer o depósito e existe energia solar disponível é que a água circula pelos coletores solares. Neste caso, ambos os circuladores, da estação solar, arrancam para forçarem a água do depósito de inércia a circular nos coletores removendo o ar dos coletores até ao depósito. Após o enchimento, que ocorre em menos de um minuto, um dos circuladores pára e a circulação de água é mantida apenas pela que se mantem em operação.

Se a radiação solar for insuficiente ou se o depósito de inércia solar não necessitar de mais calor, o circulador de alimentação desliga-se e a totalidade do sistema solar é drenado para o depósito. A adição de anti-congelante e de elementos de segurança não é necessária, uma vez que, se a instalação solar não estiver em funcionamento, os coletores permanecem vazios – uma grande vantagem!


3 • CONTROLO FÁCIL

Controlador Set-point dependente da temperatura exterior

Quando é ativado no comando a função da temperatura adaptável de saída da água, a temperatura da água irá estar dependente da temperatura exterior. Quando a temperatura exterior baixa, a temperatura de ida da água aumenta para satisfazer os requisitos de aquecimento adicionais de conforto do edifício. Quando a temperatura exterior aumenta, a temperatura de ida da água diminui poupando energia e aumentado a eficiência da bomba de calor.
Sonda de pavimento opcional

Em opção e associado ao termóstato ambiente sem fios, pode ser colocado um sensor (EKRTETS) entre o sistema de pavimento radiante e o pavimento. O termóstato mede a temperatura da divisão e comunica directamente com a interface do utilizador.
O ecrã LCD do termóstato ambiente indica toda a informação necessária relativa à configuração do sistema Daikin Altherma de uma forma clara. O utilizador pode navegar facilmente entre os diferentes menus, sendo que os mais comuns incluem:
• Definição da temperatura ambiente com base em medições do sensor externo ou integrado

• Modo de arrefecimento e aquecimento
• Função Off (com função de proteção contra formação de gelo)
• Modo de férias
• Modo de conforto e de temperatura reduzida
• Calendário (dia e mês)
• Temporizador semanal programável permitindo 2 programas definidos pelo utilizador e 5 predefinidos, permitindo até 12 acções por dia
• Função de bloqueio
• Definir limites. Podem ser alterados os limites superior e inferior
• Proteção de temperatura do pavimento e contra a condensação para arrefecimento por pavimento radiante *
* apenas em combinação com EKRTETS